Você está visualizando atualmente Por que fazer alocação de profissionais em TI?

Por que fazer alocação de profissionais em TI?

A pandemia da covid-19 ensinou muitas lições às empresas. Uma delas é que os proprietários de negócios devem focar na digitalização de suas operações, o que, em muitos casos, significa investir em uma estratégia de alocação de profissionais em TI.

De fato, a tecnologia, hoje, é um atributo indispensável no mundo dos negócios. Vale citar, por exemplo, como as empresas que se encontravam em um estado mais avançado de transformação digital responderam melhor à crise do novo coronavírus.

Segundo estudo do Boston Consulting Group (BCG), realizado no Brasil, as empresas mais maduras digitalmente  no país registraram, em média, EBITDA 18% superior às demais.

As organizações perceberam que, para permanecer competitivas e garantir inovação contínua, elas precisam contar com a tecnologia, a estratégia e os profissionais de TI certos para essa finalidade.

No entanto, o acesso a talentos ou o desenvolvimento das capacidades essenciais exigidas internamente nem sempre é fácil de obter, além de ser muito caro.

Diante desse cenário, a alocação de profissionais de TI tem sido cada vez mais adotada pelas empresas. Confira algumas razões que motivam essa estratégia!

Primeiramente, o que é a alocação de profissionais de TI?

A alocação de profissionais, também muito conhecida como outsourcing, é a prática de contratar um fornecedor externo para lidar com várias funções de TI de uma organização.

Entre os serviços mais comumente delegados a profissionais alocados estão:

  • desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados;
  • desenvolvimento de software e aplicativos;
  • gestão da segurança da informação;
  • migração de sistemas;
  • manutenção de sites;
  • suporte técnico;

Em geral, as empresas contratantes podem optar por alocar os profissionais de TI remotamente ou no local.

Quais as vantagens da alocação de profissionais de TI?

Os modelos de alocação de profissionais de TI trazem um grande número de vantagens para as empresas. Dentre eles, vale destacar:

Redução de custos

Com a alocação de profissionais em TI, as empresas contratantes não precisam mais realizar constantes investimentos para treinar sua equipe quando eles não têm experiência em um determinado campo, tecnologia ou ferramenta.

Considerando a velocidade da evolução tecnológica e da necessidade de inovação constante, o custo com qualificação de pessoal de TI tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas.

Ao optar pela alocação de profissionais em TI, sua empresa tem a certeza de que contará com profissionais experientes e qualificados. Os melhores prestadores de serviço também investem em constantes atualizações a fim de que suas equipes conheçam e dominem as tecnologias e ferramentas mais modernas, bem como entendam e apliquem as melhores práticas do mercado.

Além disso, com a alocação de profissionais em TI, a depender dos serviços terceirizados, sua empresa não precisa  investir em softwares e tecnologias de última geração para apoiar as atividades de escritório.

Também é possível obter redução de custo com espaço de trabalho e despesas administrativas, como energia elétrica, ao optar por equipes de TI remotas. 

Finalmente, sua empresa também pode ter economias significativas com encargos e salários.

Acesso a especialistas

A alocação de profissionais de TI, em geral, garante uma melhoria no desempenho da empresa, pois os trabalhos são conduzidos por profissionais especialistas e experientes. Isso permite que eles realizem suas tarefas de forma mais rápida e melhor do que um profissional generalista.

O acesso a especialistas também permite que a sua empresa detecte e resolva os problemas com mais agilidade, evitando interrupções de ferramentas e sistemas. Isso contribui para o aumento da produtividade geral da empresa.

Escalabilidade

Segundo dados da Softex, organização voltada ao fomento da área de TI, até 2022 o Brasil registrará uma carência de 408 mil postos de trabalho no setor de tecnologia da informação.

Em suma, isso revela a dificuldade das empresas em conseguir contratar profissionais especializados e experientes para compor suas equipes locais. 

Além disso, em razão do déficit de mão de obra especializada, os salários desse segmento tendem a registrar grande aumento nos próximos anos, dificultando as políticas de retenção.

Nesse cenário, a escalabilidade de muitas empresas torna-se problemática, uma vez que grande parte das operações dependem do bom funcionamento da área de TI.

Em uma estratégia de alocação de profissionais, por outro lado, a escalabilidade ocorre de forma fluída e simples. A empresa contratada pode fornecer horas adicionais ou até mais pessoas para atender às necessidades de crescimento do seu negócio, sem demora.

E o melhor é que, na grande maioria dos casos, é possível escalar as equipes a depender da necessidade. Ou seja, quase surja um projeto pontual, de implementação de um novo sistema, por exemplo, é possível aumentar a disponibilidade de profissionais especificamente para essa demanda. 

Tudo isso sem a necessidade de demorados (e caros) processos de seleção e contratação ou de custos com integração e treinamento.

Otimização do tempo de trabalho

Com a alocação de profissionais, você não precisa se preocupar com reuniões constantes e ações de gerenciamento de equipe.

Tudo que você precisa fazer é acompanhar o cumprimento do contrato e realizar reuniões pontuais para discutir novas estratégias e os resultados alcançados.

Assim, você terá mais tempo para se dedicar ao core business de sua empresa, enquanto os especialistas garantem a segurança e a continuidade de seus recursos de TI.

Obtenção das melhores recomendações

Com a alocação de profissionais em TI, sua empresa passa a contar com especialistas fortemente conectados com as inovações de mercado. 

Essa característica os torna aptos para realizar recomendações tecnológicas, a fim de garantir que sua empresa conte com as soluções certas para reduzir custos e obter melhores resultados.

Gestão de risco

Tendo em conta que as empresas de outsourcing têm grande experiência em segurança, elas são capazes de realizar a análise de risco e implementar melhorias no plano de gestão de risco de forma profissional.

Quando você trabalha com uma equipe externa, os riscos são compartilhados. Por isso, elas trabalham incessantemente para evitar incidentes de segurança.

Garantia de continuidade dos serviços

Com uma equipe de TI local, as empresas precisam lidar com os desafios da rotatividade de pessoal e afastamentos, por férias ou motivos de saúde. 

Considerando que a maioria das organizações trabalha com equipes enxutas, sempre que elas perdem um profissional, precisam lidar com diversos inconvenientes, como atraso na resolução de chamados e interrupções dos serviços de TI.

Com a alocação de profissionais em TI de um prestador de serviços bem estruturado, você tem a certeza de que sempre terá uma equipe suficiente para atender as demandas do seu negócio.
Isso porque as empresas especializadas em fornecimento de serviços de TI são capazes de realizar alocações internas com extrema facilidade. 

Assim, você, seus colaboradores e clientes não percebem nenhuma diferença, mesmo quando há mudanças nas equipes, porque a empresa terceirizada presta um serviço contínuo e de alto nível durante todo o período de vigência do contrato.

Conclusão

A alocação de profissionais traz bons resultados porque transfere as funções de TI para quem pode executá-las melhor, mais rápido e mais barato.

Ela também é uma excelente estratégia para garantir que as empresas contem sempre com equipes suficientes para atender suas demandas, sejam elas constantes ou pontuais.

Com a abordagem adequada para escolher um provedor de serviços terceirizado, você pode ter a tranquilidade de que terá uma prestação de serviços contínua e de qualidade.

A Blend IT é uma empresa confiável, que oferece os serviços de alocação de profissionais em TI, e que conta com um histórico comprovado de trabalho sob este modelo de cooperação.

Entre em contato e saiba como os nossos especialistas podem ajudá-lo a ganhar vantagem competitiva no seu negócio!